Pós-Graduação: Quais as diferenças entre Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado

04/04/2015 14:55

Vejo muitos alunos com muitas dúvidas sobre o que é uma pós-graduação. Com perguntas do tipo: "Qual a diferença da pós-graduação e do mestrado?", veremos aqui que o mestrado na verdade é um tipo de curso de pós-graduação, afinal a "pós-graduação" como o próprio nome diz, são cursos que são feitos após o término de alguma graduação. Os cursos de pós, se dividem em "Lato Sensu" e "Stricto Sensu".

 

Lato Sensu:

 

Alguns exemplos de cursos de Lato Sensu são as especializações e os MBA's (Master Business Administration).

São cursos de menores duração que os de Stricto Sensu, durando, em média, entre 1 e 2 anos. E tendem, também, a serem menos exigentes que os cursos de mestrado e doutorado. Isso ocorre, principalmente, porque a instituição não precisa de uma autorização específica do MEC (Ministério da Educação) para abrir um curso de pós-graduação Lato Sensu, pois se a instituição tem a autorização do MEC para ter um curso de graduação, ela já pode oferecer cursos de Lato Sensu. Diferente dos cursos Stricto Sensu, como os mestrados e doutorados, que precisam de uma autorização específica para poder oferecer. Por outro lado, isso faz com que os cursos Lato Sensu sejam, na maioria das vezes, mais flexíveis, conseguindo atender necessidades mais específicas do mercado de trabalho.

 

Stricto Sensu:

 

Já os cursos de pós-graduação Stricto Sensu, como precisam de autorização do MEC para funcionar, são avaliados periodicamente, e cabe à Capes fazer essa avaliação a cada 3 anos. Após a avaliação, o curso recebe uma nota de 3 a 7 (como é feita a avaliação da CAPES), sendo que a nota 7 indica que o curso é de excelência.

Os cursos Stricto Sensu São: Mestado, Mestrado Profissional, Doutorado e Pós-Doutorado.

O que muitas pessoas não sabem é que é possível fazer diretamente o Doutorado, sem a necessidade de fazer um mestrado anteriormente, porém, o mais comum é se fazer o mestrado, para depois partir para o Doutorado.

 

 

Para maiores informações, acesse o seguinte link:

 

https://ultimosegundo.ig.com.br/educacao/2014-05-09/entenda-diferencas-entre-pos-mba-mestrado-mestrado-profissional-e-doutorado.html

 

Nessa reportagem, do portal Ig, é possível verificar "O perfil do candidato", "Duração", "Como escolher o curso", "Processo Seletivo", "Custo", "Trabalho Final de Conclusão" e a "Titulação" de cada um dos cursos citados (Especialização, MBA, Mestrado, Mestrado Profissional e Doutorado). Além disso, também tem um gráfico com a distribuição de cursos de pós no Brasil e os 27 cursos de Mestrado e Doutorado com nota 7 na USP.